Por volta do ano de 1.700, Cuiabá nasceu após a descoberta de ouro feita pelo bandeirante Antônio Pires de Campos que comunicou a Paschoal Moreira Cabral, fundador da capital, sobre a existência de minas.
No entanto, a cidade foi fundada oficialmente em 08 de abril de 1719. Naquela época, Paschoal Moreira Cabral estava em Mato Grosso para capturar índios e vendê-los como mão de obra escrava.
Ele então decidiu mudar de rumo e procurar ouro na região da antiga comunidade São Gonçalo Velho, hoje conhecida como São Gonçalo Beira Rio, onde foi descoberta uma mina fabulosa e em poucos dias se formou uma cidade de garimpeiros - o Arraial da Forquilha - primeiro povoado formado na região.
Algum tempo depois, com a chegada da coroa portuguesa, o arraial passou a se chamar Vila Real do Senhor Jesus do Cuiabá, em 1.727. Naquele período, Miguel Sutil também descobriu a maior veia aurífera da época que foi batizada de "Lavras do Sutil".
Dois grandes pontos de minas se encontravam na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, localizadas na região central da cidade, na época da colonização, construídas pelos devotos dos santos na tentativa de acabar com a briga por ouro na região. (Fonte G1)