O CEO da Fomentas Mining Company, Valdinei Mauro de Souza, foi agraciado com a Moeda “Batalhão Daniel de Queiroz”, pelos relevantes serviços prestados à segurança pública de Mato Grosso.
A condecoração foi realizada no dia 3, na festa de comemoração dos 105 anos do 1ª Batalhão da Polícia Militar, na Avenida XV de Novembro, em Cuiabá.
A unidade é a mais antiga da corporação e por isso o dia festivo, conforme explicou o comandante do 1º Batalhão, Tenente Coronel Reginaldo Ferreira.
“É um dia de festa, uma confraternização alusiva aos 105 anos do batalhão fundado em 1917. Nesta data fazemos a imposição de medalhas, honraria estabelecida pelo batalhão mais antigo da corporação para civis e militares, aqueles que tenham contribuído para a segurança pública e engrandecimento da unidade policial militar”, frisou.
Para Valdinei Souza, a honraria é fruto das ações sociais desenvolvidas pelo grupo Fomentas em todo Estado e a dedicou aos familiares e colaboradores de suas empresas que contribuem para uma sociedade melhor.
“Me sinto muito honrado em receber condecoração de tamanha relevância não só dentro da Polícia Militar, mas da sociedade em geral. Estamos a falar do batalhão mais antigo do Estado e isso já demonstra sua importância. Dedico essa moeda aos meus familiares e meus colaboradores, uma vez que todo o trabalho e ações que realizamos seria impossível sem eles. Também não posso deixar de agradecer a valorosa Polícia Militar, em nome do comandante geral, Coronel Alexandre Mendes, pelo trabalho que faz em prol da segurança de todo o Estado”, concluiu.
Unidade histórica
O 1º Batalhão é a unidade histórica da corporação criado pelo interventor do Estado, Dr. Camilo Soares, por meio do Decreto nº 08 de junho de 1917, sendo inicialmente denominado 1º Batalhão de Infantaria e sua primeira sede foi na Praça Ipiranga, no Centro de Cuiabá, onde permaneceu até o dia 16 de janeiro de 1919, quando o então governador do Estado, Dom Aquino Correa ordenou a mudança para Avenida XV de Novembro, onde está instalado até os dias atuais.
A unidade é denominada “Batalhão Daniel de Queiroz” em homenagem ao ilustre oficial Daniel Ramos de Queiroz, que ingressou na Polícia Militar de Mato Grosso em 1913 e galgou todos os postos hierárquicos da corporação, exerceu diversas funções nos 40 anos de serviços restados, entre elas comandante do 1º batalhão e Geral.