Um vasto depósito de ouro com reservas superiores a 1.000 toneladas foi descoberto na Província de Hunan, no centro da China, conforme confirmado pelo Departamento Geológico da Província de Hunan na quinta-feira, reportou Xinhua. O campo de ouro Wangu no Condado de Pingjiang está no centro da descoberta, com geólogos detectando mais de 40 veios de ouro a 2.000 metros de profundidade, contendo aproximadamente 300 toneladas de ouro.
A reserva total, que se estende a profundidades de 3.000 metros, está estimada em valer 600 bilhões de yuan (83 bilhões de dólares). Chen Rulin, um especialista do Instituto de Pesquisa e Monitoramento de Desastres Geológicos, destacou a riqueza da descoberta, afirmando:
Muitos núcleos de rocha perfurados mostraram ouro visível.
O especialista observou que o minério da faixa de 2.000 metros continha até 138 gramas de ouro por tonelada.
A produção de ouro há muito é um pilar da indústria mineradora chinesa. Como o maior produtor de ouro do mundo, a China foi responsável por aproximadamente 370 toneladas de ouro extraídas em 2023, contribuindo significativamente para o fornecimento global. Principais regiões mineradoras incluem Shandong, Henan e Mongólia Interior, onde reservas e tecnologias de mineração avançadas tornaram o país um líder na extração de ouro.
A descoberta em Hunan foi alcançada utilizando tecnologias de mineração avançadas. Liu Yongjun, vice-chefe do departamento, revelou que métodos como modelagem geológica 3D foram fundamentais para detectar os veios de ouro. Sinalizando oportunidades para futuras explorações, Liu acrescentou:
Ouro também foi encontrado durante perfurações nas áreas periféricas do local, desenterrando perspectivas promissoras.
Esta descoberta destaca o imenso potencial do campo de ouro Wangu e marca um passo significativo nas técnicas modernas de prospecção mineral.
Este depósito reforça a proeminência de Hunan como um importante contribuinte para as reservas de ouro da China e reflete o sucesso da aplicação de tecnologias inovadoras na exploração de recursos. Com sinais promissores adicionais em áreas próximas, a região está pronta para mais desenvolvimento, aumentando a liderança da nação na produção global de ouro.